sábado, 6 de agosto de 2011

Os tipos de adesivo usados por marceneiros.


Vários são os adesivos utilizados no dia-a-dia pelos marceneiros. Conhecer as suas principais características é a melhor maneira de otimizar os seus trabalhos. Para isso,  estão destacados os seis adesivos mais utilizados nas colagens de madeiras e acabamentos.

Adesivo PVA
O adesivo vinílico, ou cola branca – como é mais conhecido –, é fornecido pronto para o uso. Indicado para as colagens de madeiras de baixa, média e alta densidade, materiais porosos, laminados plásticos, em colagens estruturais e na montagem de móveis.  O adesivo PVA pode ser utilizado com os sistemas de prensagem a quente, a frio ou alta freqüência.

 Adesivo de contato
O adesivo de contato proporciona colagens de alto desempenho, resistentes ao óleo, água, oxidação e à maioria dos produtos químicos. É indicado para a colagem de lâminas decorativas, laminados plásticos, couros, lambris, folhas de metal e tecido, além de diversos tipos de materiais sintéticos sobre materiais de base, tais como: madeira, compensados, aglomerados, concreto, cimento etc. São adesivos que devem ser aplicados em ambas as superfícies a serem coladas.

Resina Uréia-Formol
A resina uréia-formol é um adesivo que se torna bastante rígido após a colagem, apresentando alto desempenho nas colagens de madeiras em geral, na fabricação de portas, divisórias, folheações, chapas de fibra e aglomerado. Este tipo de adesivo não é utilizado puro, sendo necessário misturá-lo com o extensor, endurecedor e água.

Silicone
O silicone à base d’água apresenta excelente aderência em madeira, permitindo de forma fácil
e rápida a vedação da chapa de fibra diretamente no fundo do armário, com excepcional acabamento. Este silicone também é especialmente indicado para o uso em lugares úmidos, tais como: cozinha, banheiro, box, pias etc., além de apresentar excelente resistência a fungos. É o único que pode ser pintado após a secagem.

Adesivo à base de Resorcinol-Formol
Este adesivo é um produto de propriedade única no mercado, pois é totalmente à prova d’água – fria ou fervente –, resistente a diversos solventes orgânicos e fungos. Por esse motivo, é especialmente indicado para colagens de materiais em trabalhos navais, aeronáuticos, hidráulicos e outros que poderão ser expostos à ação da água e intempéries (temperatura, chuva, vento, umidade etc). Também é indicado para colagens de madeiras tratadas com preventivos contrafogo e chapas duras. Para a sua utilização, é obrigatório misturar a resina e o endurecedor. 

Adesivo à base de Cianoacrilato
Trata-se de um adesivo instantâneo, permitindo colagens muito rápidas. Um dos materiais a serem colados, necessariamente, não poderá ser poroso. O outro material poderá ser metal, madeira, PVC, nobuk, papelão, etc, o que permite colagem de puxadores de gaveta e de portas de armário sobre o laminado plástico em poucos minutos, além de bordas de laminados, frisos, acabamentos, couro, cerâmicas, borracha ou PVC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário